Cerveja aumenta risco de cancro do pulmão

De acordo com um estudo canadiano publicado na revista "Câncer Causes and Control", beber cerveja aumenta o risco de cancro do pulmão, contrariamente ao vinho que o reduz.
Ao contrário do vinho tinto que, segundo alguns estudos, pode prevenir o cancro do pulmão, beber cerveja pode, pelo contrário, aumentar o risco de incidência da doença. Estas conclusões foram reveladas através de um estudo canadiano, publicado na revista especializada "Câncer Causes and Control". A investigação conclui que as pessoas que consomem seis cervejas, ou mais, por semana correm mais 20 a 50 por cento de risco de desenvolver um cancro no pulmão. A situação pode, ainda assim, ser atenuada entre aquelas que consomem regularmente frutas e legumes.

Pelo contrário, o consumo de vinho tinto, que apresenta algumas substâncias anti-cancerígenas, reduz em 40 por cento o risco de cancro do pulmão entre os homens e em 70 por cento entre as mulheres. Estes resultados tão díspares podem ser explicados pela diferença nos ingredientes que estão na base das duas bebidas alcoólicas ou ainda pelo modo de vida que se associa a cada um dos consumidores das respectivas bebidas.

(artigo baseado no site online Ciência Hoje,
publicado em 2006-04-26)

Sem comentários:

Enviar um comentário