Novo detector de cancro funciona como «biópsia líquida»
Teste pode entrar em breve no mercadoUm novo teste sanguíneo que encontra e captura células cancerígenas entre biliões de células saudáveis pode estar em breve no mercado, visto que cientistas do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, e uma multinacional do ramo da saúde pretendem criar uma parceria para produzir este exame em larga escala.
Os investigadores acreditam que, inicialmente, o teste vai facilitar o tratamento de tumores, pois pode ser feito diariamente, sendo uma forma rápida de descobrir se os medicamentos e as terapias estão a fazer efeito. “É como uma biópsia líquida” que evita a remoção dolorosa de tecidos, disse Daniel Haber, um dos inventores do teste.
O exame também poderá ajudar a diagnosticar o cancro antes que ele se espalhe, sendo usado paralelamente a testes tradicionais, como a mamografia e a colonoscopia.
Hoje, o único exame sanguíneo disponível no mercado para a detecção de tumores apenas conta as células doentes, mas não consegue capturá-las, impedindo que os médicos possam obter mais informações sobre o problema.
Este exame usa um micro-chip, coberto por 78 mil pequenos cilindros que contêm uma substância que faz com que as células cancerígenas se “prendam” a eles. Depois disso, há um corante que faz com que brilhem, pelo que os cientistas podem identificá-las, contá-las e capturá-las.
Para optimizar a comercialização deste produto, os investigadores querem encontrar um plástico barato para produzir os testes, que hoje custam centenas de dólares por unidade. Enquanto isso, o exame será usado experimentalmente em quatro institutos dos EUA.
(artigo baseado no site online Ciência Hoje,
Publicado a 2011-01-03)
Sem comentários:
Enviar um comentário